Entrada Franca
De 7 a 10 de Abril
no kartódromo municipal

# DanadodeBom

Premiação dos vencedores do Festival Gastronômico encerra a programação do Danado de Bom 2014

A cerimônia de premiação dos três primeiros colocados do Festival Gastronômico encerrou com louvor a programação do Cubatão Danado de Bom 2014. A solenidade foi realizada na tarde de hoje, quarta-feira (3/12), no gabinete da prefeita Marcia Rosa e contou com a presença dos participantes, patrocinadores, apoiadores e autoridades.

Durante um mês, 14 restaurantes, bares e lanchonetes da cidade inscritos na competição colocaram em seus cardápios receitas elaboradas com ingredientes típicos da região Nordeste. O Petit Gateau Nordestino, do Aqui no Bistrô, foi o vencedor da competição e recebeu o título de "Receita Danada de Boa" pela segunda vez consecutiva. Em segundo lugar, ficou a receita de Carne Seca Sergipana, do Restaurante Magestic. E a Lasanha de Carne Seca com Abóbora, do Lanches Flórida, conquistou a terceira posição.
 
Os vencedores receberam das mãos da prefeita um prato decorado como lembrança do festival. Os demais ganharam um certificado de participação. Todos os estabelecimentos também tiveram suas criações incluídas em um livro de receitas, que foi comercializado pelo Fundo Social na 3ª edição do Festival da Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom. Os interessados podem baixar o livro no site da prefeitura www.cubatao.sp.gov.br
  
A prefeita Marcia Rosa elogiou a criatividade e originalidade dos participantes do festival gastronômico, que antecedeu o Cubatão Danado de Bom, e prometeu incrementar ainda mais a festa para o próximo ano. "Os pratos estavam maravilhosos, todos estão de parabéns. E o evento foi um sucesso, com uma estrutura invejável e muito bem planejado e organizado. Tanto que não tivemos um incidente, briga ou algo do tipo. E para 2015 prometemos aprimorar ainda mais e novamente fazer uma grande festa", disse a prefeita.
 
Um dos maiores entusiastas do evento, o secretário de Comunicação, Fernando Alberto Henriques Júnior agradeceu todos os patrocinadores, apoiadores, participantes, colaboradores e equipe. "O Festival Gastronômico era para ser ua das ações dentro do Danado de Bom, mas este ano acabou se tornando o grande destaque. Foi muito procurado e comentado em toda a região".
 
"Um evento como o Danado de Bom é muito importantes para nós, pois proporciona um envolvimento direto com a população e mostra a importância do povo nordestino para a construção da cidade, além de valorizar toda a cultura daquela região", disse o assessor de relações institucionais e desenvolvimento social da Usiminas, Luiz Carlos Bezerra.
 
Os patrocinadores ficaram satisfeitos com o resultado e elogiaram o evento.
"Faz parte da política da Unipar Carbocloro apoiar eventos de cultura e voltados à comunidade de Cubatão. E o Danado de Bom foi um sucesso. Ficamos muito satisfeitos com o resultado", disse a assessora corporativa da empresa, Sylvia Tabarn Vieira.
 
A coordenadora do curso de Gastronomia da Unimonte, Maria de Fátima Duarte Gonçalves, também foi só elogios para o festival. "Como professora de gastronomia, acho que um concurso como esse valoriza e potencializa as qualidades gastronômicas da cidade e incentiva os comerciantes locais".
 
Diretor da Vale, Valdir José Caobianco enalteceu a iniciativa. "O Festival gastronômico mostra o potencial culinário da cidade e Cubatão Danado de Bom traz mais uma opção de lazer e cultura para os moradores da região".
 
Com a palavra, os vencedores
A criação vencedora é da chef Patrícia da Silva Nobre, do restaurante Aqui no Bistrô. O prêmio foi recebido pelo marido e sócio, Marcos Paulo da Silva Nobre. "Ficamos muito felizes com o resultado. Ainda mais porque a notícia chegou no dia do nascimento da nossa segunda filha, Areta. A participação no festival já é muito boa, pois dá uma visibilidade maior para o restaurante. E acredito que irá melhorar ainda mais conforme aumentar a participação do comércio".
 
A receita que conquistou a segunda posição é da cozinheira Lúcia Maria dos Santos Albina, do Restaurante Magestic. "Foi uma surpresa pra nós esse resultado. Ficamos muito feliz e o resultado foi tão bom que vamos manter o prato no cardápio às quintas", disse Tatiane Barbosa Lopes, nora da cozinheira.
 
O prato eleito como terceiro colocado foi criado especialmente para o festival pela cozinheira Maria Lúcia Silva Lima, do Lanches Flórida, que contou com a ajuda dos irmãos Nathália e Leonardo, proprietários do restaurante. "O resultado foi uma surpresa. Participamos sem pretensões, não imaginava que ficaria entre os três primeiros", afirmou Leonardo.
 
Além dos três ganhadores, participam do concurso este ano as seguintes casas: Restaurante Street Point, Cantina Tia Jô, Restaurante Kanashiro, Bom Grill, WM Restaurante, Café Sunshine, Restaurante Coisas Mineiras, Vovó Mafalda, Tempero Manero, Bom Apetite e Cactus. Durante mais de um mês, as receitas também puderam ser apreciadas por moradores e turistas em cada um dos estabelecimentos participantes.
 
 
O Festival Gastronômico antecedeu o Cubatão Danado de Bom, realizado de 13 a 16 de novembro, no Kartódromo Municipal. O Festival de Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom é realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão. A 3ª edição contou com apoio da Usiminas, Unimonte, Ecovias, Vale, Unipar Carbocloro e Cerveja Devassa.  E apoio institucional do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, e parceria com a Associação dos Artistas.
 
 Texto: Tatiana Lopes