Entrada Franca
De 7 a 10 de Abril
no kartódromo municipal

# DanadodeBom

Festival Gastronômico Danado de Bom já tem seus vencedores

O Petit Gateau Nordestino, feito com massa de tapioca, recheio de doce de leite acompanhado de sorvete de coco e calda de rapadura, foi eleito o melhor prato do Festival Gastronômico Danado de Bom 2014. A criação é da chef Patrícia da Silva Nobre, do restaurante Aqui no Bistrô, que leva o título de "Receita Danada de Boa" pela segunda vez consecutiva.
 
Patrícia foi buscar inspiração em suas raízes para criar o prato. "Queria algo novo, diferente. Lembrei, então, da minha infância, de um bolinho de estudante, feito com tapioca pela minha avó. E resolvi adaptar a uma sobremesa mais clássica, mas, ao mesmo tempo, que tivesse ingredientes típicos do nordeste, como o coco e a rapadura", disse Patrícia, que recebeu a notícia no mesmo dia do nascimento do sua segunda filha.
 
A solenidade de premiação dos três primeiros colocados ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 3/12, às 15h, no gabinete da prefeita Marcia Rosa, em Cubatão, com a presença dos participantes, jurados e apoiadores. Os vencedores ganharão um prato decorado como lembrança do festival. Os demais participantes receberão um certificado de participação.
 
Em segundo lugar, ficou a receita de Carne Seca Sergipana, do Restaurante Magestic. "Fiquei muito feliz com o resultado, não esperava. Esse era um prato muito pedido aqui no restaurante e por isso decidimos inscrevê-lo", disse a cozinheira Lúcia Maria dos Santos Albina, nascida em Aracajú, que aprendeu a cozinhar há 41 anos com uma antiga patroa.
 
A Lasanha de Carne Seca com abóbora, do Lanches Flórida, ficou com a terceira posição. O prato foi criado especialmente para o festival pela cozinheira Maria Lúcia Silva Lima, com a ajuda dos irmãos Nathália e Leonardo, proprietários do restaurante. "O prato foi muito bem aceito pelos nossos clientes, tanto que iremos mantê-lo no buffet todas as terças. Mas não imaginava que ficaria entre os três primeiros. É a primeira vez que participamos, foi um aprendizado grande", disse Leonardo, que pretende se preparar ainda mais para a próxima edição.
 
Ao todo, 14 restaurantes, bares e lanchonetes da cidade inscritos na competição colocaram em seus cardápios receitas elaboradas com ingredientes típicos da região Nordeste.
 
Todos os estabelecimentos também tiveram suas criações incluídas em um livro de receitas, que foi comercializado pelo Fundo Social na 3ª edição do Festival da Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom. Os interessados podem baixar o livro no site da prefeitura.
 
Avaliação positiva - Todas as criações foram avaliadas por um corpo de jurados formado por especialistas em gastronomia: o chef André Ahn, dos restaurantes Guaiaó e Almoço; o professor de gastronomia Frederico Sanchez Cidral, da Kokimbos; e a consultora de Turismo do Sebrae, Michele Oliveira do Amor Divino.
 
Os jurados provaram todos os pratos e avaliaram quesitos como criatividade, originalidade, influências nordestinas, sabor e apresentação do prato, e ambiente e atendimento do estabelecimento.
 
Na opinião da consultora de Turismo do Sebrae, Michele Oliveira do Amor Divino, todas os restaurantes foram muito criativos, mas as três receitas vencedoras tinham uma característica em comum: a boa apresentação. "Todos os pratos eram muito convidativos. Dava para diferenciar bem os ingredientes usados, além disso, me fizeram remeter a lembranças de coisas boas, de pratos feitos por vó, aguçaram minha memória gustativa", disse a jurada.

O chef André Ahn se surpreendeu com a diversidade e riqueza da gastronomia de Cubatão. "Gostei bastante dos restaurantes. Não conhecia nada da culinária da cidade. Todos os participantes se esforçaram e o resultado foi muito bom".
 
Ahn acha essencial a gastronomia de Cubatão estar aliada à culinária nordestina para ficar evidente e se diferenciar das gastronomias de outras cidades. "A gastronomia de Cubatão só tem a crescer. Um evento desse porte é importantíssimo porque consegue mostrar a gastronomia em um evento importante para a cidade e para o estado, e valoriza a cultura nordestina", disse o chef.

Além dos três ganhadores, participam do concurso este ano, as seguintes casas: Restaurante Street Point, Cantina Tia Jô, Restaurante Kanashiro, Bom Grill, WM Restaurante, Café Sunshine, Restaurante Coisas Mineiras, Vovó Mafalda, Tempero Manero, Bom Apetite e Cactus. Durante mais de um mês as receitas também puderam ser apreciadas por moradores e turistas em cada um dos estabelecimentos participantes.
 
Entre os pratos inscritos, também estavam receitas como o escondidinho de carne seca, baião de dois com chuleta, guisado de galinha caipira nordestina, carne seca com abóbora dobradinha, cação ao leite de coco com marisco e camarão, costelinha nordestina ao molho oriental e açaí.
 
O Festival Gastronômico antecedeu o Cubatão Danado de Bom, realizado de 13 a 16 de novembro, no Kartódromo Municipal. O Festival de Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom é realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão. A 3ª edição contou com apoio da Usiminas, Unimonte, Ecovias, Vale, Unipar Carbocloro e Cerveja Devassa.  E apoio institucional do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, e parceria com a Associação dos Artistas.

Texto: Tatiana Lopes