Entrada Franca
De 7 a 10 de Abril
no kartódromo municipal

# DanadodeBom

Público aprova a 3ª edição do Cubatão Danado de Bom

Pesquisa de satisfação realizada com participantes do evento apontou que 92% dos entrevistados consideraram o evento ótimo ou bom
 
O público aprovou a 3ª edição do Festival da Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom. De acordo com pesquisa realizada durante o evento, 92% das pessoas entrevistadas consideraram o evento ótimo (62%) ou bom (30%). O levantamento foi realizado em 16 de novembro, último dia do festival, pela equipe de produtores culturais do Projeto Vara para Pescar - Escola de Produtores Culturais.

Entre os entrevistados, 61% eram do sexo masculino e 39%, do feminino, sendo que, do total, 30% tinham de 30 a 39 anos; 26%, de 50 a 59 anos; 17%, de 20 a 29 anos; 17%, de 40 49 anos; 9%, mais de 60 anos e 2%, de 15 a 19 anos.

A maioria dos visitantes ouvidos pelos produtores era de Cubatão (56%). Pessoas vindas de Santos representaram 28% do total e de São Vicente, 11%. Os demais entrevistados eram de cidades como Guarujá, Praia Grande, São Caetano e Guarulhos.

Mas a cidade também recebeu visitantes de outros estados brasileiros como um fã da Banda Magníficos, que veio do Rio Grande do Sul só pra ver o grupo musical do coração. No último dia do evento, uma caravana do Paraná chegou logo cedo ao Kartódromo para acompanhar o show da baiana Pitty.

Boa avaliação - A escolha dos artistas da 3ª edição (Pitty, Fagner, Falamansa, Magníficos, Chambinho, Tribo de Jah, Daniel Gonzaga e RAPdura Chique-Xico) também foi aprovada por 95% dos entrevistados. Entre os visitantes ouvidos, 51% disseram que o festival deste ano estava melhor que o de 2011, edição anterior. Outros 42% participaram este ano pela primeira vez e não tinham parâmetro para comparação.

A praça de alimentação foi aprovada por 72% dos entrevistados. O quesito segurança também foi considerado ótimo e bom por 92% das pessoas ouvidas. Segundo a organização do Festival, nenhuma ocorrência de furto, roubo ou brigas foi registrada no posto policial instalado dentro do Kartódromo.

A estrutura criada para o Festival também foi bem avaliada por 81% dos pesquisados que apontaram o Museu Luiz Gonzaga (30%) como a melhor atração da festa, seguido da Praça de Alimentação (20%), Shows (19%) e Espaço Infantil (16%).

Criado em 2010 pela Prefeitura de Cubatão, o festival faz parte do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e já está se consolidando como a maior festa nordestina fora do Nordeste. Além dos shows principais, o evento teve mais de 60 apresentações artísticas, dos mais variados segmentos, como dança, teatro, cultura popular, folclore, artes plásticas e literatura, totalizando 43 horas de entretenimento gratuito.

O Festival de Cultura Nordestina - Cubatão Danado de Bom é realizado pela Prefeitura Municipal de Cubatão. A 3ª edição contou com apoio da Usiminas, Unimonte, Ecovias, Vale, Unipar Carbocloro e Cerveja Devassa. E apoio institucional do CIESP - Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cubatão, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, e parceria com a Associação dos Artistas.

Texto: Tatiana Lopes