Entrada Franca
De 7 a 10 de Abril
no kartódromo municipal

# DanadodeBom

Abertas inscrições para artistas participarem do Cubatão Danado de Bom

Cadastramento deve ser feito na Secretaria de Cultura do Município, até a próxima segunda-feira (14)

A Secretaria de Cultura de Cubatão está com inscrições abertas para o cadastramento de artistas e profissionais de arte e cultura interessados em participar do Festival de Cultura Nordestina Cubatão Danado de Bom. O prazo termina na próxima sexta-feira (18). A inscrição é gratuita e os termos do chamamento encontram-se no site www.cubatao.gov.sp.br, no link Parte Oficial - Licitação.

O cadastramento visa aproximar, de forma democrática, artistas e profissionais de arte e cultura que desejam se apresentar no festival. Os inscritos que forem selecionados serão credenciados para executarem serviços em duas categorias: Formação (masterclass, oficinas e/ou workshops) e Difusão (apresentações, exposições, exibições, performances e/ ou intervenções artísticas).

Propostas - Para se inscrever, os interessados deverão pertencer às seguintes expressões artísticas: artes visuais; cultura popular; dança; literatura; música; teatro; circo; vídeo; e artes integradas (nesse caso, será permitida a relação de diversas expressões artísticas  em única proposta). De acordo com o edital de chamamento, as propostas deverão ter sua estruturação artística pautada nas características de definem as manifestações culturais dos Estados que compõem a  Região Nordeste do país.

O cadastro está sendo feito na Secretaria Municipal de Cultura de Cubatão (Av. Nove de abril, 2.275, Parque Anilinas, Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Depois de realizada a inscrição e a entrega das propostas, essas serão analisadas por uma. Artistas e profissionais de arte e cultura de Cubatão que já estiverem cadastrados na Secult deverão realizar um novo cadastro, específico para o evento.

Danado de Bom - Este ano, acontece de 7 a 10 de abril, no Kartódromo Municipal (Rua Embaixador Pedro de Toledo, s/nº). Com o objetivo de valorizar as raízes nordestinas dos moradores de Cubatão - de acordo com estimativas da Prefeitura, 60% deles são nordestinos ou são seus filhos e netos, o festival reúne as mais variadas manifestações artísticas em um só lugar.

Em 2016, apresentam-se no palco principal nomes do calibre de Paralamas do Sucesso (7), Lenine e Nação Zumbi (8), Moraes Moreira (9) e Pablo, o Rei da Sofrência (10), tudo com entrada gratuita. O grande homenageado do Danado de Bom será o escritor Ariano Suassuna, conhecido por obras como O Auto da Compadecida. Um museu recontará a vida e obra desse grande nordestino que influenciou todo o Brasil com sua arte.

Gastronomia, manifestações populares, cidade cenográfica retratando uma vila matuta do sertão, em uma grande estrutura prometem levar pelo menos 60 mil pessoas ao festival, repetindo o sucesso das três edições anteriores. O Danado já faz parte do calendário estadual oficial de eventos.